Algumas dicas para fidelizar o cliente

Toda empresa quer fidelizar seu cliente, para que ele volte. Mas você sabe realmente quem é seu cliente? Entende as necessidades dele? Sabe quais os seus níveis de tomada de decisão? Ora, antes de querer fidelizar qualquer cliente, devemos considerar estes fatores. Veja algumas dicas, a seguir.

Público alvo e área de atuação

Faça pesquisas de mercado e investigue para saber exatamente quem é o seu publico alvo em potencial, e procure entender quais são as necessidades e desejos deste cliente, e assim atendê-lo melhor. Não adianta tentar “vender” para um mercado, sem ao menos saber quem consome o teu produto ou serviço. Quem quer vender “pra todo mundo” acaba não vendendo pra ninguém. Toda empresa tem um publico alvo especifico, descubra qual é o seu.

Treine a equipe de vendas

É claro que ninguém volta a lugares onde não foi bem tratado, mas atualmente a quantidade e variedade de opções para quem quer comprar é tamanha, que é preciso surpreender para que o cliente retorne. Procure treinar a equipe para atender seu cliente com excelência, proporcionando uma ótima experiência de consumo e mantendo um bom relacionamento com ele. Lembre-se: a equipe transmite ao cliente os valores que absorve da liderança que tem. Por isso, mantenha teus colaboradores motivados e lidere pelo exemplo.

Fique atento aos concorrentes

Você já se perguntou o porquê de um cliente deixar de comprar contigo para comprar em um concorrente? Para responder a esta questão é fundamental que ao menos você saiba quem são, e o que fazem teus concorrentes. O “Benchmarking” é um instrumento de gestão onde você avalia as melhores práticas da concorrência em um mercado para comparar e aperfeiçoar os teus (veja mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmarking). Não precisamos dizer mais nada, não é…

Comunique-se com o cliente

Não se esqueça que o relacionamento da marca com o cliente não fica apenas no momento em que ele faz uma compra. É importante criar vínculos de comunicação para manter contato com seu cliente. Um site, e-mails e até mesmo uma “FanPage” no Facebook são ótimas soluções para manter o cliente informado sobre as novidades e deixar um espaço aberto para que ele possa sanar possíveis duvidas e enviar um feedback sempre que necessário. Sem sombra de duvidas, manter a comunicação com o cliente mesmo após a venda é eficaz e essencial para que ele se lembre da sua empresa positivamente, assumindo teu produto ou serviço como referência entre as muitas opções disponíveis.

Peça ajuda sempre que preciso

Já dissemos em várias ocasiões que tentar fazer tudo sozinho ao gerir um negócio, é impossível. Simplesmente não dá. À medida que evitamos buscar ajuda nas áreas especializadas, aumentamos o risco de prestar um serviço medíocre e sem sustentabilidade de resultados. Não corra este risco! Há muitas empresas sérias no mercado que podem te ajudar a avançar nos objetivos e ir mais longe, através de parcerias, ações de co-branding e consultoria.

Claro que para dar consultoria em algo é preciso tê-lo feito, aliando teoria e prática. E mais de uma década de atuação que o time da Bernoli possui em gestão, atendimento, marketing e vendas nos segmentos de varejo, tecnologia e saúde certamente nos dá a credencial necessária para falar à respeito. Precisa de um reforço para crescer mais e melhor? Estamos contigo! É só chamar.

Abraços.

 

Referencias

http://www.mestredomarketing.com/porque-e- importante-satisfazer- o-cliente/

http://www.sobreadministracao.com/o-que- e-o- benchmarking/

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