4 coisas que podem arruinar as vendas

Não conhecer o processo de compra

O processo de compra começa no momento em que o consumidor reconhece a necessidade de obter o produto ou serviço, depois busca informações sobre ele, avalia as opções disponíveis, decide efetivamente pela compra e ainda avalia o período pós-compra para decidir se voltará a comprar no futuro a mesma coisa da mesma pessoa, e até indicar a outras.

É essencial conhecer os hábitos e características do seu cliente, a fim de definir quais ações de marketing, atendimento, processos de venda e pós-venda são as mais adequadas para tornar a experiência de compra mais prazerosa para o seu cliente, tornando-o fiel à sua empresa.

Não ter um processo de venda definido

A venda nada mais é do que um processo. E quando se estabelece neste processo uma sequência lógica de ações, tanto do lado do cliente, quanto do lado do time comercial, é possível identificar erros e gargalos com mais facilidade. Esta sequência deve levar em conta tanto as etapas do processo de compra quanto as ações da equipe comercial (funil de vendas) para absorver cada etapa.

Não medir as coisas

“Não se pode melhorar o que não se pode medir”. Um cara chamado Robert Kaplan falou esta frase já há algum tempo, mas ainda hoje não há como negar: ele acertou na mosca. É uma daquelas coisas que parecem óbvias pra todo mundo, mas poucos de nós toma efetivamente a ação que deveria: ter ferramentas e processos de controle para medir o andamento das ações que fazemos.

O que não falta hoje em dia são métodos e softwares para ajudar nossas empresas a organizar o processo de vendas e o relacionamento com os clientes. De ferramentas de automação de marketing à aplicativos para gerir tarefas e produtividade, tudo facilita para que nossa Equipe de vendas consiga coletar e transformar as informações relevantes sobre o cliente em resultado para a empresa, no menor tempo possível.

Se achar o super herói

Empreender no Brasil não é tão fácil quanto deveria, em meio à burocracia e emaranhado de leis trabalhistas que mais sacrificam o empreendedor do que protegem. Há diversas áreas de conhecimento que são essenciais para o sucesso do empreendimento, e é humanamente impossível ser especialista em todas elas. Logo, não tenha receio de pedir ajuda!

Posts Relacionados

Compra de franquia? Saiba o que analisar antes

Por Michel Bernardino, em 14/08/2018

VAI COMPRAR UMA FRANQUIA? SAIBA O QUE ANALISAR ANTES A compra de uma franquia é uma  decisão animadora. Quando decide-se por [...]

“Funil de vendas”: o que sua franquia precisa saber.

Por Michel Bernardino, em 31/07/2018

  Funil de vendas” e “pipeline de vendas”, como também é conhecido, já se tornou um assunto corriqueiro na área [...]

Como encontrar novos franqueados para sua rede

Por Michel Bernardino, em 09/03/2017

Você já passou por diversos desafios, trabalhou muito, mas hoje está enfrentando uma dificuldade que te tira o sono: não [...]