Conheça melhor o Grupo Bernoli

Como tudo começou

No ano de 2009, no curso de Administração de Empresas da Faculdade Anhanguera de Campinas, dois jovens bolsistas se conheceram. Ambos começaram a trabalhar antes da maioridade e alimentavam o desejo em comum de ter um negócio próprio. Um deles, inclusive, até já tinha até tentado (e quebrado) alguns anos atrás. As afinidades geraram uma aproximação que resultou, durante o período de faculdade, a prestação de consultorias a empresas de colegas, professores e amigos, sempre por indicação. Ao final do curso, ambos acumularam quase uma década de know how em diferentes segmentos. E foi a soma deste aprendizado e do sonho destes dois jovens que delineou o embrião do que se tornaria, mais tarde, a Bernoli.

Como fomos para o franchising

Fundada oficialmente em 2012, a Bernoli oferecia em consultoria para pequenas empresas, nas áreas de finanças e processos gerenciais. Nasceu para ajudar as empresas brasileiras a crescer mais rápido e de forma sustentável, com investimento acessível. Mas como nem tudo na vida são flores, muitos problemas nasceram da natureza generalista do produto “consultoria”. Apesar dos quase dez anos de experiência em gestão de negócios, atuando nos segmentos de tecnologia, saúde e cosméticos, alimentação e educação, ainda faltava à Bernoli algo que permitisse criar uma identidade própria. Ela não queria ser só mais uma consultoria.

Ao final de 2013, a empresa se atentou à necessidade de tornar a atuação do negócio mais direcionada. Identificou-se que, mesmo tendo forte orientação ao método, à exploração e à validação de hipóteses e de práticas, os fundadores tinham um traço generalista inseparável, que refletia diretamente nos valores da organização. E reavaliando o mercado, à procura de um segmento que comportasse e se beneficiasse de tais valores, foi que ocorreu o contato com o Franchising. A riqueza de segmentos e tipos de negócio, a orientação à boas práticas de gestão e a contínua validação de métodos visando à competitividade e ao crescimento, originou a paixão da Bernoli pelo franchising.

Participação em eventos e feiras, conversas com players do setor, reuniões com empresários interessados em franquear seu negócio, cursos e muita pesquisa. Tudo até que os fundadores se sentissem prontos para testar este conhecimento na prática. E foi ao final do ano de 2014 a Bernoli conquistou seu primeiro cliente para formatação do negócio em franquias. Hoje, 3 anos após, já tem mais de 15 empresas atendidas e faz a expansão de 3 marcas franqueadas.

Agora

Desde o início a empresa sabia a importância em se ter foco, de modo geral. Mas foi quando voltou às energias ao franchising que, efetivamente, entendeu o valor do foco para consultoria. Por si só, o termo “consultoria” é associado a fórmulas ou receitas pré estabelecidas para determinado problema de qualquer área.

No entanto, o trabalho no franchising é muito mais específico, desafiador, e sempre apresenta um novo contexto. Portanto, a empresa precisava se reestruturar para que seu serviço ficasse claro para o mercado. Desta reestruturação surgiu o “Grupo Bernoli”, uma organização especializada em expansão de negócios, principalmente via franchising. Além de uma rede de parceiros segmentados por área de atuação, o Grupo Bernoli possui três empresas próprias que atuam, individualmente, nos pilares vitais à expansão de qualquer negócio: Gente, Tecnologia e Gestão.

Cada marca tem seu time, focado em atender ao mercado de forma plena e específica. E juntas, as marcas oferecem um diferencial tremendo às empresas que vão expandir pelo sistema de franquias. Oferecem assessoria operacional, jurídica, comercial e estratégica para que alcancem de todo seu potencial, gerando bons negócios e valor a todos os envolvidos.

Futuro

A empresa acredita na história do “pra quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. E por isso, se esforça em deixar o “Norte” claro a todas as pessoas à sua volta. E este norte, é a visão:

Estar entre as 10 marcas mais lembradas pelas empresas brasileiras no segmento de Consultoria e Franchising, até o ano de 2020.

É uma visão ambiciosa e que exigirá muito trabalho. Mas o foco é grande! E se você está lendo este texto, é porque de alguma forma faz parte desta história. Obrigado por fazer parte disto. E sinta-se à vontade para acessar a Bernoli quando quiser!

Um abraço de todo o time do Grupo Bernoli!

Posts Relacionados

Tecnologia: Um dos 5 setores que mais cresce no franchising

Por Michel Bernardino, em 07/08/2018

O setor de tecnologia vem em constante crescimento nos últimos tempos. A ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software) [...]

Tecnologia é cada vez mais fundamental na vida e no franchising

Por Michel Bernardino, em 19/07/2018

Tecnologia conectando pessoas e empresas A tecnologia não para de evoluir. Antes necessitava-se de uma conexão discada para [...]

Pizzaria onde você monta a própria pizza chega a Campinas

Por Michel Bernardino, em 24/10/2016

  No último dia 15 de outubro foi inaugurada a primeira unidade da franquia Oven na cidade de Campinas, SP. A loja fica no [...]