Consultoria de franquias: Por que contratar uma?

Consultoria de franquias

Nos mais variados segmentos da economia brasileira, o que mais se vê são empresas de consultoria. No franchising, o setor que mais bravamente resiste à recessão econômica em que o País se encontra, não é diferente. Há muitas, mas muitas consultorias de franquia espalhadas pelo Brasil. Mas “consultoria” é um termo bastante abrangente e o franchising comporta inúmeros tipos de negócio. Diante deste cenário, o leitor pode se perguntar:

O que uma consultoria de franquia faz, afinal?

Em uma pesquisa rápida na internet pode-se encontrar o significado da palavra consultoria, em termos gerais, como “a ação ou efeito de (um especialista) dar parecer sobre matéria da sua especialidade”. Da mesma forma, o significado de “franquia” aparecerá como “um modelo de negócios onde o proprietário de uma marca e modelo de negócios cede parcial ou totalmente os direitos de uso a um terceiro”.

A partir daí, pode-se subentender que uma consultoria de franquias dá pareceres sobre modelos de negócio dentro do sistema de franquias. No entanto, o trabalho de uma consultoria de franquia não se resume a isto. Além de estudar negócios e dar pareceres e consultas, de fato, a boa consultoria de franquias tem um viés prático e visa transformar idéias e métodos em realidade, zelando pela qualidade dos negócios no franchising. Para isso, duas de suas principais atividades são as assessorias para a formatação dos negócios para o franchising, e para gestão e expansão de redes.

A consultoria de franquias no processo de formatação

falamos aqui no blog que transformar uma empresa em uma rede não é nada fácil, mesmo com a segurança, padronização e outros benefícios que o sistema de franquias traz para a gestão. Para iniciar qualquer negócio é preciso traçar o famoso plano de negócios, que avalia a empresa e o estágio atual. Falando em franquias, o plano de negócio deve estar acompanhado do estudo de franqueabilidade, que vai analisar se o sistema de franquias é a melhor opção para a expansão da marca e a distribuição dos produtos e serviços.

O estudo é uma pré-formatação da franquia e deve diagnosticar claramente o estágio de operação e gestão em que a empresa se encontra atualmente, a fim de definir qual o caminho a ser percorrido até que ela esteja apta a iniciar a expansão. Portanto deve compreender profundamente a operação das diversas áreas do negócio. Uma vez que a operação e rotinas diárias do negócio não podem parar, fazer uma análise precisa de cada ponto não é tão simples quanto parece, e é aí que uma consultoria de franquias tem um papel importante.

A consultoria poderá levantar e analisar os dados, por área, para que a empresa tome decisões de forma assertiva

  • Financeiro:

    Analisa-se todo o histórico e situação atual da empresa para se medir a saúde dela em termos de capacidade de investimento, rentabilidade,  lucratividade, validando se está saudável o bastante para suportar o processo de transição para uma franqueadora.

  • Mercadológico:

    Analisa-se o segmento da empresa para confirmação de que o mercado é favorável à expansão nos moldes atuais do negócio. Afinal, se for um mercado em declínio e não forem feitos os devidos ajustes, não haverão franqueados interessados e todo o empreendimento será comprometido. Um mercado competitivo exige sempre produtos ou serviços com valor agregado. Por isso, seus diferenciais devem estar destacados e claros para que seu público o aceite bem.

  • Jurídico:

    Aqui a consultoria ajuda a estabelecer as ferramentas e instrumentos que controlam a franquia. Olha-se a proteção jurídica da marca, os manuais de operação e gestão da franquia e, claro, contrato de franquia e Circular de Oferta, conforme define a legislação brasileira de acordo com a Lei do franchising 8955/94.

  • Estrutura:

    A consultoria vai avaliar a estrutura exigida para operação do negócio, tanto em termos de instalações físicas (identidade visual, projeto arquitetônico) quanto em termos de pessoal, de tecnologia, de cadeia de distribuição e por aí vai… Contar com uma consultoria durante o processo traz, inclusive, parcerias interessantes para auxiliar o projeto de forma segmentada em cada área.

A consultoria de franquias no processo de expansão e gestão de redes

Durante todo o processo de formatação da franquia, a consultoria trabalha em conjunto com o franqueador. Aqui na Bernoli acreditamos que, quanto melhor a consultoria, mais participativa ela é. Mais “mão na massa”, mesmo. E, sendo assim, é extremamente natural que a consultoria também participe do próximo passo do negócio. O lançamento da franquia, a expansão e a consequente gestão da rede.

No lançamento da franquia tudo estará documentado e pronto para ser executado. Inclusive, terá sido testado e validados nas unidades próprias e/ou franquias piloto. Porém, ao implementar as primeiras franquias vão aparecer contextos referentes à geografia ou perfil do empreendedor franqueado, por exemplo. Ajustes serão necessários, e a rede vai crescer. Por isso é fundamental que a gestão de rede receba atenção especial do Franqueador.

Um dos segredos para que a rede cresça de forma sustentável é o esforço para se manter o bom relacionamento com os franqueados. Uma consultoria pode ajudar nisso de diversas formas, desde facilitar a clareza no repasse de informações e comunicados, até consultorias de campo, sessões de mediação de conflitos e alinhamento estratégico operacional. O uso consciente da tecnologia também traz muitos benefícios para a rede, e com ele uma consultoria de franquias pode ajudar a gerir melhor a empresa e organizar as atividades. Algumas atribuições do Franqueador onde a atuação das consultorias de franquia é necessária:

  • Definição de perfil ideal e seleção de franqueados.
  • Treinamento e capacitação de franqueados.
  • Consultoria de campo e controle de qualidade.
  • Programas de melhoria contínua.

Como contratar a consultoria de franquias certa para sua empresa?

Você já percebeu que expandir seus negócios via rede de franquias traz uma série de responsabilidades. Há uma série de detalhes importantes que, se passarem despercebidos, poderão prejudicar os resultados finais estimados. E isso aumenta a importância de se estar bem assessorado interna e externamente.

No entanto, contratar uma consultoria de franquia é um processo delicado e que exige cautela. Não coloque sua empresa nas mãos de qualquer um! A consultoria terá acesso a informações confidenciais e irá atuar em áreas vitais para o sucesso do empreendimento. O preço é importante, claro, mas não é determinante de idoneidade, competência ou eficácia. Você precisa conhecer profundamente o histórico da consultoria antes de fechar negócio.

Outras dicas:

  • Conheça a trajetória dos profissionais da empresa.
  • Converse com quem já foi atendido por ela.
  • Analise, questione e entenda a prestação de serviços e o modo de trabalho
  • Se atente à confidencialidade nos contratos
  • Defina os resultados prometidos, e defina métricas de acompanhamento!
  • Delimite claramente a autonomia da consultoria no processo

Bônus: conheça a Bernoli Franchise e seus parceiros

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Abraços do Grupo Bernoli!

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