Endomarketing na rede de franquias

Endomarketing na rede de franquias

Em algum momento você já deve ter se deparado com a palavra endomarketing e feito suas pesquisas mas ficou pensando em como aplicá-la corretamente em sua empresa. Na rotina diária as coisas geralmente são um tanto diferentes do ideal e, naturalmente, pode ocorrer alguma queda no nível de ânimo das equipes envolvidas na operação. O marketing interno ou “endomarketing” tem a missão de alinhar a visão organizacional entre todos os colaboradores e manter a motivação. Mas afinal, como isto pode se aplicar à sua rede de franquias?

No primeiro momento que pensamos sobre endomarketing, logo vem à cabeça “mas não é o setor de RH que teria que cuidar do relacionamento com os colaboradores?”. Sim, na maioria dos casos o RH é responsável pela comunicação entre as partes. O endomarketing surge como um complemento a isto. Nada melhor do que os próprios líderes que convivem diariamente com o grupo para saber, entender e lidar melhor com as situações diárias do trabalho.

 

O que é endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia de marketing para melhorar o relacionamento interno da empresa. A palavra “endo” significa interior, algo que vem de dentro, enquanto o conhecido termo “‘marketing” remete a ações estratégicas visando a melhora da oferta e procura do serviço e/ou produto. O objetivo primordial desta ferramenta do marketing é gerar engajamento entre colaborador e gestor. É fazer com que os funcionários compreendam a missão, visão e valor da empresa.

Campanhas de valorização e reconhecimento do colaborador são um exemplo claro e simples de uma ação de endomarketing. Em franquias, os programas de treinamento também podem ser categorizados como ações de endomarketing, sendo obrigatório para a boa formação e manutenção da rede.

 

Importância das ações

As ações de endomarketing são adaptáveis a cada necessidade que surge no relacionamento na empresa. Portanto, quando pensar em realizar um estratégia, pense em como irá atingir as pessoas e qual o resultado esperado.

Busque compreender como está o comportamentos de seus colaboradores, entenda a necessidade deles, o que mais sentem falta para que o trabalho seja melhor. Construa a estratégia com base nas opiniões recebidas e coloque em prática a ideia.

 

Benefícios do Endomarketing

Pode se dizer que a principal função do endomarketing é, realmente, aumentar o engajamento dos stakeholders de uma organização. Pesquisas apontam que um colaborador engajado pode gerar um lucro até 30% maior às companhias, conforme divulgado pela revista EXAME, a partir de uma companhia de recursos humanos.  

Portanto, um bom planejamento de endomarketing está diretamente ligado ao lucro, pois aumenta o engajamento do funcionário com a companhia. Consequentemente, a taxa de turnover (troca de funcionários) pode diminuir consideravelmente.

 

Case de sucesso com a aplicação do Endomarketing

Um exemplo prático do endomarketing que trouxe bons resultados foi a ação da companhia FIAT, fabricante mundial de automóveis. A Companhia tem como princípio colocar os colaboradores como parte principal da empresa. Quando há um lançamento de automóvel, os primeiros da realizarem o test – drive são os próprios funcionários. Outra ação que realizam é um sistema “fale com o presidente”: um canal onde o funcionário se comunica com o CEO a qualquer momento, não criando barreiras entre os cargos.

 

Endomarketing na rede de franquias

Você como empreendedor, seja franqueador ou franqueado, sabe como ninguém sobre a empresa e seus principais conceitos . Sabe também que estar perto dos colaboradores e repassar a eles todo este conhecimento é fundamental para um bom desenvolvimento.

Agregar estratégias de endomarketing ao dia a dia trás para a empresa um diferencial entre seus concorrentes. Também mantém alinhado o próprio time, aumentando a geração de valor para o cliente e, por fim, de lucro financeiro.

Outro ponto, é que o endomarketing aplicado à rede de franquias vai melhorar o relacionamento do franqueador com seus franqueados. E já falamos em outro artigo o quanto isso é importante. Afinal, tudo é sobre pessoas. Por isso, deixamos aqui uma frase para inspiração:

“Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais.”(Dale Carnegie)

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado, abraços da Equipe Bernoli!   

Posts Relacionados

Consultoria de franquias: Por que contratar uma?

Por Michel Bernardino, em 28/08/2018

Nos mais variados segmentos da economia brasileira, o que mais se vê são empresas de consultoria. No franchising, o setor que [...]

Franqueador: Quais as suas responsabilidades?

Por Thaynara Gonçalves, em 22/08/2018

Franqueador: Quais as suas responsabilidades? Se tornar um franqueador é uma grande decisão, e implica em ter consigo ainda [...]

Compra de franquia? Saiba o que analisar antes

Por Michel Bernardino, em 14/08/2018

VAI COMPRAR UMA FRANQUIA? SAIBA O QUE ANALISAR ANTES A compra de uma franquia é uma  decisão animadora. Quando decide-se por [...]