Tecnologia é cada vez mais fundamental na vida e no franchising

Tecnologia é cada vez mais determinante no franchising e na vida

Tecnologia conectando pessoas e empresas

A tecnologia não para de evoluir. Antes necessitava-se de uma conexão discada para acessar à rede. Após alguns anos isso mudou completamente, e bastam somente alguns cliques, dez segundos e é possível navegar por toda a rede de computadores. 

A internet foi criada em 1970 no Estados Unidos para ser utilizada em centros de pesquisa e universidades para um fundo experimental. Comparando-se o acesso que se tinha há quinze anos atrás ao atual, fica evidente como eram restritos os canais de comunicação. Hoje temos plataformas de streaming, redes sociais e smartphones. Tudo está cada vez mais conectado.

O acesso também ficou mais democrático, além de tudo. Há não muitos anos era quase impossível se ter um notebook e um aparelho celular por pessoa de cada família, como atualmente se vê. Inegavelmente, a internet está presente em nossa vida e cada vez mais estamos dependentes de toda esta conexão.

O que muda nas empresas?

A tecnologia está presente em cada passo que damos e dentro das empresas isso não é diferente. A utilização de computadores e eletroportáteis já substitui o papel naturalmente. Áreas de descanso dos funcionários também têm uma cara totalmente diferente.

De acordo com o jornal Valor Econômico, o investimento em tecnologia em 2018 poderá atingir um crescimento de 4,5%. O uso de ferramentas para gestão da empresa é um dos maiores destaques. E toda esta otimização de processos pode resultar em um ganho de produtividade de 73%!

Internet das Coisas (IoT)

“Internet of Things”, como é dito em inglês, é o termo utilizado para definir a conexão entre objetos do cotidiano com a rede (internet).

Esta conexão gera um oceano de possibilidades, em que estamos ainda na superfície. No entanto, o maior fundamento da IoT é ajudar ao usuário na gestão do fluxo de informações e na otimização de funcionalidade das coisas. As smartTVs, por exemplo, são uma amostra básica de como a IoT está presente em nossas vidas.

Omni Channel

Você já ouviu falar em Omni Channel? Ele é uma tendência do varejo com foco no consumidor. Tem o conceito de que todos os canais utilizados pela empresa se tornem únicos, não distinguindo o offline e online. O omni channel é um aprimoramento do conceito de multicanal, onde se conectava meios de comunicação para repassar uma mensagem para o consumidor. O omni channel é direcionado ao consumidor também, mas como o “centro” de tudo e sem distinção de canais. A composição dos canais para transmitir a mensagem ao consumidor é feita pelo online, como site e rede social e pelo offline, loja física ou quiosques de venda.

O omni channel surge para isso, criar um vínculo entre os meios para que o consumidor se sinta “amparado” pelo seu serviço ou produto. A consequência das ações se torna a fidelização do cliente.

O que resulta para as franquias?

Tudo o que dissemos até agora demonstra como a tecnologia está presente em tudo. E no franchising, a inovação chegou com tudo! Afinal, se as empresas dependem de pessoas e pessoas dependem de tecnologia, a ligação é direta.

Acredite: em pouquíssimo tempo a tecnologia já não será apenas investimento, mas um custo indispensável para que sua empresa opere. Se você é um franqueador, a realidade já é assim. Se você não investir em tecnologia (e o fizer corretamente) seu negócio não vai prosperar.

Nas franquias, o uso de conceitos e tendências como o IoT e Omni Channel facilitam o aumento e fidelização de uma carteira de clientes, proporcionando melhores experiências de compra e relacionamento.

Muitos franqueados tem dúvida de como captar clientes. O investimento em tecnologia permite, por exemplo, saber quantas pessoas adentraram, quanto tempo ficaram e até que rota fizeram num estabelecimento. Entendendo melhor o comportamento dos clientes, é possível bolar ações para fidelização e aumento de receitas com menos dificuldade.

Franqueadores estão sempre atentos ao que pode melhorar a gestão de suas redes. Além de conceitos como o endomarketing, o uso de Softwares adequados e bons sistemas de gestão (muitos à base de tecnologia) também melhora substancialmente a gestão da rede e o relacionamento entre os franqueados.

Enfim, os benefícios que a tecnologia pode trazer para franqueados e franqueadores são ilimitados. Aproveite em abundância o benefício que a tecnologia dispõe, e se diferencie no mercado! Ah, e claro, conte com a gente ☻

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado! abraços da Equipe Bernoli! 

Posts Relacionados

Consultoria de franquias: Por que contratar uma?

Por Michel Bernardino, em 28/08/2018

Nos mais variados segmentos da economia brasileira, o que mais se vê são empresas de consultoria. No franchising, o setor que [...]

Franqueador: Quais as suas responsabilidades?

Por Thaynara Gonçalves, em 22/08/2018

Franqueador: Quais as suas responsabilidades? Se tornar um franqueador é uma grande decisão, e implica em ter consigo ainda [...]

Compra de franquia? Saiba o que analisar antes

Por Michel Bernardino, em 14/08/2018

VAI COMPRAR UMA FRANQUIA? SAIBA O QUE ANALISAR ANTES A compra de uma franquia é uma  decisão animadora. Quando decide-se por [...]