[Varejo] Como vender mais neste final de ano

Como vender mais neste final de ano

Em épocas de final de ano é comum que o movimento no varejo aumente. Além da economia estar mais movimentada em virtude dos décimo terceiros salários, o clima natalino e brincadeiras de “amigo (ou inimigo) secreto” estimulam a troca de presentes. Mas neste ano o Brasil está em recessão e vender mais pode ser difícil. É essencial tomar todo e qualquer cuidado para não perder vendas, já que o consumidor tende a ficar mais seletivo e a concorrência mais acirrada.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para que você consiga destacar o seu negócio neste período do ano e mandar bem nas vendas.

Atendimento

Geralmente no fim do ano o fluxo de pessoas e de oportunidades de negócio aumenta por conta das compras de natal e do próprio clima de “fechamento” de ano. Por isso, é importante ter uma equipe bem treinada e produtiva para que o atendimento seja eficiente e o cliente saia satisfeito.

É lógico que o esforço em se fidelizar o cliente deve estar presente o ano todo. Assim, o cliente vai comprar naturalmente de você nos períodos sazonais. Mas não é exagero caprichar ainda mais no fim de ano para impressioná-lo positivamente e vender mais.

O Ponto de venda

Além da organização, é importante que os vendedores estejam sempre atentos e visíveis para prestar ajuda ao cliente que necessitar. A decoração da loja também faz a diferença na hora de vender. Manter o local em clima de natal pode fazer o cliente entrar no clima (e gastar mais). Mas nada de exageros para não criar uma “poluição visual” deixando de ser bonito e atrativo.

Promoções

Aqui na Bernoli nós somos mais fãs de vender produtos e serviços com valor agregado do que de baixar preço pra ganhar no volume de vendas. Mas se tem uma boa época para se pensar em promoções, é esta. Principalmente promoções inteligentes, como kits que já contem a embalagem para presente como brinde ou promoções de “Leve 3 Pague 2”, por exemplo.

Além das promoções, é importante manter a loja sempre organizada e os produtos em seu devido lugar, pois não adianta o cliente ver o anúncio de uma promoção e ao chegar na loja não encontrar o produto em questão por falta de organização do espaço.

E falando em promoções…

Black Friday

Black Friday” é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças (comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro). A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil. Este ano, no Brasil, a previsão é de que o evento movimente cerca de R$ 2 Bilhões

Com toda esta estimativa de faturamento, é claro que ninguém quer ficar de fora. Mas é preciso se preparar! Dicas:

  • Capriche no estoque para não faltar produto (vale a pena negociar algo diferenciado com os fornecedores!);
  • Faça promoções inteligentes para alavancar o ticket médio;
  • Dê aquela motivada no time de infra, para que os canais digitais dêem conta do recado;
  • Se for preciso, aumente temporariamente a Equipe para não faltar atendimento;
  • Revise a comunicação da marca com o cliente em todos os meios de contato. Isso deixa as informações acessíveis aos compradores e evita devoluções de produto;
  • Dê metas aos times de atendimento e vendas para aproveitar ao máximo (e os recompense, também – meritocracia);
  • Depois da black friday faça um balanço. Veja o que vale a pena manter por todo o mês e o que precisa de ajustes.

Pós-venda

O dia 26 de dezembro é conhecido como o “dia mundial da troca”. Muita gente volta às lojas para trocar um ou outro presente de que não tenha gostado ou que não tenha servido. Por si só, este fato já destaca o atendimento pós-venda como essencial para a boa experiência de compra do cliente. Mas se o cliente se sentir bem atendido na hora de trocar, compra mais ainda (afinal, ele está dentro da loja!). Por isso, dê atendimento de qualidade também ao cliente que já efetuou a compra! Também vale fazer alguma ação específica no ponto de venda, pensando no dia da troca 😉

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